neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Bambus


Os Bambus

Curiosidades interessantes.

Bambu é membro da família das gramíneas (a mesma da grama), algumas espécies gigantes, chegam a crescer 1 metro por dia no verão com as chuvas abundantes. Podemos usá-lo plantado em vasos em terraços de apartamento onde agüenta andares bem altos e ventosos. Para esse fim a melhor variedade é a bambuza gracilis de folhas finas e delicadas em tom meio amarelado. Se você for plantar uma bambuza gracilis no seu terraço, no primeiro mês ela precisará de água todo dia e depois basta 1 ou 2 vezes por semana conforme a temperatura e ela estará sempre verde balançando ao vento. Pode ser plantado como proteção visual em cercas vivas ou ainda formando maciços no meio do jardim.
Pelo mundo existem mais de 1000 espécies, a maioria das existentes no Brasil são naturais da China ou Japão. No Brasil existem algumas nativas entre elas a Taquara, bambuza gracilis (a mais delicada), bambu metake muito resistente, bambu gigante (com mais de 15 cm de diâmetro e altura de ate 5 metros - ideal para grandes áreas), bambusa nigra (varetas grossas até 8 metros de altura de cor bem escura) e bambu mussô.
Muito versátil, o bambu pode ser utilizado em construções, artesanato (talheres, cabides, caixas orientais), roupas, chapéus e como alimento ou combustível, para isso precisam ser cortados e trabalhos na lua certa e na estação corretas, pois senão apodrecem rapidamente.
Uma curiosidade é que os bambus florescem universalmente (não importando se é verão ou inverno), todas as espécies em todos os lugares ao mesmo tempo. Essas flores esgotam os bambus resultando na morte de todos eles. A ultima vez que este fenômeno ocorreu foi em 1932. Alguns estudiosos temem o que pode acontecer com os pandas quando este fenômeno ocorrer novamente, já que os pandas tem no bambu sua fonte de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails