neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PLANTAS DE INTERIORES


Plantas de interiores

Em que lugar da casa colocar a planta?

Cultivar plantas específicas para ambientes internos requer alguns cuidados. Na hora de escolher o local onde vai colocar o vaso, observe se a área fica próxima da janela e cuide para que as cortinas e vidros fiquem um pouco abertos durante parte do dia, garantindo iluminação e circulação de ar para sua planta.

Espécies de plantas de interiores









Como escolher o vaso para plantas de interiores



Ao adquirir a planta, observe se o vaso tem o tamanho adequado, pois nenhuma planta será feliz em um vasinho apertado. Os vasos devem ter a partir de 50 cm de diâmetro para acomodar as espécies de plantas recomendadas para ambientes internos.

Como preparar o vaso


Um substrato rico fará sua planta ficar mais sadia e se desenvolver melhor. Junte duas partes de mistura de turfa com uma parte de adubo composto. Adicione gel de retenção de umidade de acordo com as instruções da embalagem.
Se as plantas escolhidas forem cactos ou suculentas, vão necessitar de uma mistura mais leve, então acrescente uma parte de areia grossa a uma parte de mistura de turfa.
Misture os ingredientes do composto dentro de uma bacia ou carrinho de mão. Molhe bem a mistura, que absorverá bastante água.
  • Como colocar a planta no vaso


No caso de plantas com torrão (raiz com terra) coloque a muda de sua planta bem no meio do vaso, preencha o entorno do torrão com a mistura umedecida e vá pressionando a terra ligeiramente com a mão, até sentir que o torrão da planta está firme.
Em mudas pequenas, encha o vaso com o substrato de terra devidamente molhado sem chegar à borda. Na terra, faça buracos com uma colher de jardinagem e coloque a muda sem dobrar as raízes.
A cada seis meses, é recomendável colocar esterco ou adubo químico, seguindo a receita do fabricante.


Como molhar as plantas de interiores



Regue de acordo com a temperatura ambiente e umidade do ar. Em locais frios, molhe duas vezes por semana, nos mais quentes, molhe três vezes, sem encharcar o solo. Lembre-se que é mais fácil matar uma planta por excesso do que por falta d'água.
Quando viajar, monte um irrigador automático caseiro com garrafa pet. Faça um furo na tampa para permitir o gotejamento e um furo no fundo da garrafa para a entrada de ar. Encha a garrafa, coloque a tampa e enterre-a no canto do vaso. Dessa forma, o vaso ficará úmido durante sua viagem.(BBEL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails