neve

quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMEDOURO CHIC PARA PASSAROS


Esses dias mais quentes nos chamam para o jardim não é? E jardim é verde, é flor, é cor e é som de passarinho cantando, eu simplesmente adooooro!!! Aqui no nosso cajueiro, por essa época estamos repletos de visitantes se deliciando com a primeira temporada do cajú. São Sibitos, Pintassilgos, Sanhaços, Bem-Te-Vis ………..é muita alegria bem perto de nós. Mas se você não tem um cajueiro ou outra árvore frutífera que atraia esses cantores, vou dar uma sugestão que além de cumprir bem essa função, pode ser muito charmosa.
Use seus cristais que ficaram avulsos, aqueles que você não consegue usar mas nunca vai se desfazer. Com fio de nylon você faz o suporte, mas pode ser tanta coisa, chita, fita colorida, barbante de rami. Depois é encher de comida de pássaro ( informe-se numa casa especializada, pois cada pássaro gosta de grãos diferentes) ou frutas, que é o que eles mais gostam. Agora é só ficar esperando, porque certamente eles virão.
Passaros no comedouro

Essa tarde me divertindo com os pássaros me empolgou. Já tinha pensado em fazer um comedouro reciclando garrafas pet ou outro material, mas com a cantoria dos Sibitos no quintal, fui para a internet ver o que há de dicas por aí sobre os tais comedouros. Encontrei várias idéias, e também muitas dúvidas, pois estando o comedouro pronto, o que seria melhor para servir aos pássaros, e como evitar possíveis problemas com outros animais?!? As dicas são as seguintes:
  • Comece colocando sementes para atrair os pássaros, e depois, com o tempo, vá descobrindo que tipos de pássaros deseja atrair e providencie o seu alimento preferido. Entre as sementes use: alpiste, painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho), aveia e níger, todas disponíveis no mercado.
  • Frutas também são bons alimentos, mas deterioram rapidamente, então coloque pequenas porções de cada vez. Use banana, maçã e mamão.
  • Lembre-se de limpar o comedouro todos os dias, pois pássaros podem transmitir doenças uns aos outros.
  • No caso do comedouro é importante que eles sejam suspensos ou construídos de forma a impossibilitar o acesso de outros animais como ratos, o que seria muito desagradável.
  • Lembre-se que o comedouro deve ter uma cobertura, para que uma pequena chuva não transforme as sementes numa sopa sem graça.
Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, algums bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.
Comedouro para passaros de garrafa petEsse comedouro é interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.
Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.
Comedouro para passaros com garrafão de pet
Comedouro para passaros com caixa de leiteA caixa de leite torna-se facilmente um comedouro. Basta lavar muito bem, recortar as laterais como na imagem e levantar as abas da parte de cima onde ficam os furos para passar os fios que a suspendem. Do blog Quinta da Ribeira.
Esse comedouro foi feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu.
Comedouro para passaros feito de bambu
Comedouro para passaros de panelas esmaltadasEsse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.
.
Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias. Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails